A Wow Nutrition Indústria e Comércio, dona da marca de sucos Sufresh e dos chás Feel Good, informou nesta segunda-feira em comunicado que solicitou recuperação judicial na Justiça de São Paulo por conta da decisão da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, que bloqueou, no dia 1° de junho, a emissão de notas fiscais da companhia impedindo seu funcionamento.
“Como sequência a esse bloqueio, não houve opção, senão pedir a recuperação judicial, de forma a prosseguir com as operações da Wow, mantendo os mercados abastecidos e preservando empregos diretos e indiretos em sua cadeia produtiva em São Paulo e em todo o Brasil”, informa a companhia.
A Wow também afirma que discute com a Secretaria de Fazenda o uso de créditos fiscais para quitar a dívida relativa a débitos declarados de ICMS, por substituição tributária, no valor de R$ 89 milhões.
A companhia também informa que passou por um ciclo de crescimento acelerado até 2014, e dessa forma aumentou seu nível de endividamento. “Em 2015 e 2016, o passado, a principal categoria para a empresa, composta pelos néctares de frutas, encolheu 27%, segundo a Nielsen, em decorrência da crise econômica”, diz o comunicado.
A redução do volume de vendas, a elevação de custos causada por aumento de dólar e quebra de safras de frutas afetaram a geração de caixa da companhia. Esse cenário, segundo a empresa, foi agravado pelo aumento expressivo da taxa de juros para patamares “proibitivos”, combinado ao ambiente restritivo de crédito.
A Wow é alvo de dois pedidos de falência, propostos pelas empresas fornecedoras Embanor Embalagaens e Farmaplast Indústria de Embalagem Plástica. O pedido de recuperação judicial feito pela Wow comtenmpla a renegociação de uma dívida de R$ 392,3 milhões.
Fonte: Valor Econômico