Quando da recente homenagem ao atual Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, na sede da Associação Comercial do Paraná, muitos fatos históricos foram citados desde a assinatura do Tratado de Itaipu, em 26 abril de 1973.
E um dos acontecimentos foi lembrado pelo advogado Cleverson Marinho Teixeira, que na época era deputado federal, um dos mais votados pelo partido da Arena e que em 1978, integrou a comitiva presidencial, comandada pelo então presidente Ernesto Geisel.
Segundo Cleverson, “foi num importante fato histórico daquela monumental obra, no ato de marcou o desvio do Rio Paraná, no canteiro de obras da Hidrelétrica de Itaipu”.
O acontecimento, lembra Cleverson Teixeira, contou também com as presenças do presidente do Paraguai, Alfredo Stroessner, do presidente eleito João Batista Figueiredo, do vice-presidente Aureliano Chaves.
“Foi quando todos se dirigiram ao canteiro de obras de Itaipu e acionaram o dispositivo para dinamitação das barragem dando passagem à água pelo canal de desvio, lembrou” Cleverson Teixeira.
No ultimo dia 20 de outubro, foram comemorados os 40 anos deste fato histórico que foi a explosão do Canal de Desvio, em 1978.
________________________________________________________________
- Cleverson Marinho Teixeira, membro integrante da sociedade Cleverson Marinho Teixeira Advogados Associados, consultor jurídico da Associação Comercial do Paraná, vice-presidente do Movimento Pro Paraná e do Instituto Democracia e Liberdade e presidente da Comissão OAB-PR pela instalação do TRF da 6ª Região em Curitiba.