DIA DO ADVOGADO
A Sociedade reverencia a profissão do advogado, tendo consciência que a vida coletiva exige a prática da Lei, do Direito, da Ordem, da Liberdade, da Verdade, enfim da Justiça, para cuja consolidação é fundamental o exercício advocatício.
No mundo antigo foi na Grécia e no império Romano que se consolidaram os grandes aprimoramentos da profissão, com a presença dos Conselheiros, Patronos, Defensores, Intercessores e Jurisconsultos.
Na Grécia destacamos personalidades que enalteceram essas funções, como: Aristides, Demóstenes, Péricles e Temístocles, dentre outros, que foram considerados grandes advogados. Na Roma antiga os advogados (“advocati”), cuja oratória era a grande qualidade, como Marco Túlio Cícero (grande orador, jurista de 106 a 42 a.c). Na cidade eterna também mulheres se notabilizaram no exercício da advocacia: Amásia e Hortência, dentre outras.
O exercício da advocacia a princípio somente era retribuído com honra (“honor”). Aos poucos passou a ser remunerado como tributos à honra (“honorarium”).
Cleverson Marinho Teixeira
OAB-PR n. 2.555.